quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Xilique Parte II - A língua portuguesa

Situação: ônibus linha 261 rumo ao faroeste.

Horário: 8:45h (mandem um e-mail pra EMTU para saber se meu horário mudou para as 9h!!)

Entre os cochilos: duas professoras conversam no banco atrás do meu.

Uma delas, muito revoltada com a educação brasileira (vejam só!), conta uma conversa com a diretora da escola. E diz: "Aí, ela pediu pra MIM LEVAR o menino lá para baixo. E eu disse que não!! Disse que eu fiz faculdade pra MIM ALFABETIZAR crianças, não para levar para brincar lá embaixo!!"... etc, etc, etc, blá, blá, blá, não sei o que, e "...porque nós dois se dá bem..."

E foi nesse momento que meu cérebro deu xilique, que não foi transmitido ao corpo, mas somente ao meu ouvido. Este se revoltou e resolveu parar de escutar qualquer coisa que qualquer pessoa nesse fim de mundo tenha a dizer. Afinal, se alfabetizadoras falam absurdos desses, que dirá o resto??

Então, aqui vai a primeira parte da minha cartinha pro Papai Noel:

"Querido Papai Noel,

esse ano eu fui uma boa menina! Eu falei "EU" ao invés de "MIM" ao conjugar verbos na primeira pessoa do singular. Eu fui paciente e não cortei meu chefe em pedacinhos com minha katana.

Gostaria de voltar a dar aulas para, em plena aula de física, no meio de um problema de velocidade média, ensinar que "EU" faço coisas, "MIM" não.

Por favor, me dê um emprego em uma escola!?!?!

..."

3 comentários:

Nádia Mara disse...

Gabitus,

Será que a tal mulher não era de alguma tribo indígena?

kkkkkkkkkkk

Aninha disse...

olha, o que minha mãe disse pode ser real. rsrs
pior é quem se julga alfabetizado e escreve você com ç, escreve çebola,difíçil, etc.
todos os dias eu leio essas atrocidades nos blogs.

querida, eu estou torcendo pra vc virar professora e para, se Deus quiser, um dia vc ser a professora de física de meus filhos.
será que dá, papai noel?

besosss

Anônimo disse...

Gabitus, kkkkk! Rí, mas devia era chorar. Tudo caminha assim porque os programas de TV são mais assistidos do que as aulas na faculdade. A mídia televisiva comanda tudo por aquí e falar bem errado virou modismo. É chique dizer:"O pessoal foram...".
À propósito, tenho um amigo que tem algumas bancas de frutas no mercado municipal e ele é engenheiro civil. Quando alguém vai comprar limão e pede : Quero 6 limões. Ele disse que cobra mais caro. Se pedir 6 "limão", aí sai no preço normal. Vamos "batendo" na nossa língua de brincadeira. Depois nos acostumamos e aí nosso português fica drástico.
Meu voto positivo para a boa idéia de termos uma Professora Gabi. A Física (ciência) vai ficar muito agradecida. Beijos quânticos. Manoel.

PS:-: A Nádia é ótima para levar as coisas bem a sério, kkk! Adorei a tirada "indígena".